literature

Aguas Fugidias

Deviation Actions

marcelmiranda's avatar
Published:
380 Views

Literature Text

Ficar parado esperando alguém chegar,
numa noite fria e escura,
perto de um cais a beira mar

sob um ponte, um prédio no horizonte
um olhar vazio focado
no que ele foi num dia de ontem

Esperar alguém conhecido
um amor em pele e alma
que possa trazer calma aos que procuram
e sonhos aos que cedem aos mundos
dos fugidios

o frio da noite acalenta os pensamentos
e a água imóvel e gelada bate
nas pedras sob a ponte
e nas férreas estruturas da ponte
e nos medos de quem espera
e nas letras de quem escreve

O metal é velho e enferrujado,
como a cidade que o cerca,
mas ainda continua de pé
dentro d'água fria que congela
os pensamentos do poeta

Sobre os prédios, estrelas
Sob a ponte, ele
Um mundo dividido entre
o temor da escuridão e som
da solidão e entre o azul da
noite quando é rasgado
pelo Sol

Não quero escrever mais nada,
mas as ondas são como mestres
de fantoches que puxam linhas
dentro da minha alma e me levam
a paraísos nas entranhas de cidade
esquecidas
Bem, estava querendo postar mais um desenho, mas percebi que minha mente não está a fim de desenhar, mas sim de escrever.

Aproveito aqui para me desculpar aos que estou demorando ara responder os comentários, mas creio que agora que estou de féria da faculdade, as coisas possam andar com mais 'facilidade'.
© 2012 - 2024 marcelmiranda
Comments33
Join the community to add your comment. Already a deviant? Log In
B-jester's avatar
:star::star::star::star-half::star-empty: Overall
:star::star::star::star::star-empty: Vision
:star::star::star::star-half::star-empty: Originality
:star::star::star::star-empty::star-empty: Technique
:star::star::star::star::star-empty: Impact

Marcel, primeiramente, gostaria de dizer que eu vou avaliá-lo, a partir de agora, em outro nível, acima do que estava lendo seus textos até agora. Eu acho que você evoluiu bastante, e espero que entenda que, mesmo com as criticas, está ótimo o poema.


Vision: Todos seus textos que li até agora sempre tiveram uma grande facilidade em invocar imagens. Eu notei uma substancial melhora nisso, nos últimos tempos. Em grande parte, me parece que você parou de invocar imagens aleatórias e se preocupou mais em que elas façam sentido dentro da obra, se conectem. Sua metalinguagem interage muito bem com o poema, a auto-aclamação do eu lírico compõe a cena. Acredito que seu texto tenha uma ambição de projeção, de levar ao leitor um mundo, uma cena, e acho isso bem legal. Só peca ainda em deixar alguma imagens meio sem finalização. O prédio, por exemplo, nesse poema. Acredito que ele foi trazido para mostrar o cenário urbano, mas ficou apenas solto no meio dos versos.

Originality: Uma cidade meio decadente a beira mar, um poeta perdido no meio da noite, inquieto e angustiado, uma metáfora sobre pontes. Bem, isso tudo me soa repetitivo. Acho que você chegou bem perto do salto do cliché para o fenomenal, mas faltou alguma coisa, que eu não saberia dizer o que é. Mas, de qualquer forma, foi um texto bem trabalhado, especialmente ao final em relação a metalinguagem e a auto-visão do poeta. Eu sinto que você tem ótimas ideias e uma imaginação fantástica, mas o sinto limitado por dois fatores: técnica e leitura.

Technique: Bem, dos seus primeiros textos para esse, sinto-me um pouco orgulhoso de ver seu progresso. Você cresceu bastante, seus textos estão mais estruturados, mais produzidos, mais encaixados neles mesmos. Não que tenham se tornado artificiais ou formais, longe disso, mas passaram a ter uma preocupação com o que está sendo feito, não apenas mais estão sendo feitos. Isso dito, e embora já tenhamos falado sobre isso, eu sinto sua produção limitada justamente pela ausência de conhecimento - não necessariamente aplicação - da técnica literária. Eu sei que isso não é uma preocupação sua, mas não posso evitar de achar que é potencial desperdiçado. Outra coisa, é que eu sinto que falta contato seu com poetas consagrados, que falta leitura dos clássicos e dos contemporâneos, que você gosta de escrever, mas sua leitura se resume a gêneros como fantasia e ficção cientifica mais "simples". Eu acho que te falta emergir em grandes autores, que tenho certeza que você iria gostar.

Impact: Bem, voltando ao primeiro ponto, eu acho suas imagens magistrais. Queria muito que você desse esse próximo salto, justamente para que você conseguisse exprimir tudo o que eu vejo por trás das suas palavras. Eu enxergo o que você não conseguiu fazer, e isso me impacta. A obra, em si, está ótima. Mas faltou muito pouco para ser fenomenal.